Alimentação com poucas calorias pode retardar envelhecimento
Estudos feitos com camundongos com idade avançada submetidos a uma dieta com poucas calorias, mesmo que por um curto período, apresentaram efeitos contra o envelhecimento que, segundo os pesquisadores, sugerem que os seres humanos poderiam se beneficiar de dietas hipocalóricas. Em um estudo publicado, os cientistas da Universidade da Califórnia, em Riverside, disseram que os resultados também são promissores para uma rápida avaliação sistemática de drogas e tratamentos que poderiam imitar os efeitos de uma dieta pobre em calorias. Stephen Spindler, do departamento de bioquímica da universidade, afirmou que os resultados da pesquisa confirmam a idéia de que a restrição do consumo calórico prolonga a vida e saúde.
"Essa é a primeira indicação clara de que estas dietas com poucas calorias alteram rapidamente a fisiologia do animal para um estado mais saudável", disse ele. Spindler acrescentou que agora estudos sobre o envelhecimento em humanos poderiam ser conduzidos para verificar se efeitos tão rápidos quanto aqueles em camundongos podem ser observados. Durante o estudo, publicado na revista da Academia Nacional de Ciências norte-americana, a "PNAS", os pesquisadores submeteram camundongos jovens e velhos a dietas hipocalóricas a curto e longo prazo e analisaram as variações nos genes das células hepáticas.
A restrição calórica inverteu as variações em alguns genes alterados em animais velhos. Além disso, 70% dos efeitos anti-envelhecimento da dieta em longo prazo também se manifestaram em camundongos velhos que seguiram um regime hipocalórico por um curto período. Mas Spindler alertou que não se trata de comer tudo o que quer durante a vida e diminuir as calorias quando a idade chegar. Segundo ele, isso seria como deixar de fumar depois de muitos anos. Um camundongo velho que ingeriu uma dieta hipocalórica viveu mais, mas nem tanto quanto um animal que iniciou a dieta quando era jovem. "A má notícia é que quanto mais você espera, mais se tardará para ver os benefícios positivos contra o envelhecimento", concluiu o cientista.
Por: BemStar
Fonte:
www.dietaesaude.com.br